2 de ago. de 2008

As famosas Velib em Paris

Fiquei bastante surpreendido com a adopção entusiasta dos parisienses pelas bicicletas fornecidas pelo Mairie de Paris, as tais Velib que a Câmara de Lisboa quer implantar na Capital. Cerca de metade das bicicletas que vi em utilização na zona central de Paris, eram estas e a maior parte dos utilizadores não eram os turistas! Os ciclistas, em especial as mulheres e engravatados, pegam na Velib perto de sua casa e levam-na para junto doutro estacionamento perto dalguma zona de compras ou perto do seu escritório, convivendo nas faixas dos automóveis, faixas BUS e passeios e sem problemas alguns, e com bastante rapidez no imenso transito parisiense.

Paris 13

Paris 12

Paris 14

Paris 10

Paris 9

Paris 5

E Paris não é assim tão plana como parece, e estas bicicletas encontram-se por todo o lado em circulação...

4 comentários:

Gonças disse...

Brutal! É o maior sistema do género, e funciona contra todas as previsões!

E temos que aprender com este sistema: Para funcionar tem que ser capaz (nº biclas/habitantes), tem de estar bem disseminada (cobrir a maior parte da cidade, estações próximas e intermodais com transportes), ser democrática (não apenas para turistas e em zonas turísticas ou corredores verdes) e ser mantida (controlo pagamento, manutenção das biclas, das estações, "repovoamento" das estações à noite, etc.).

Caso contrário é um sistema caro, exclusivo e que se mata a ele próprio! (a ver se isto não acontece ao pretendido para Lx!)

Abraço e continuação de boas pedaladas e bons "posts"

RedTuxer disse...

Reparei que a maior parte que as usava, e eram muitos!, era pessoal de escritórios, tipas que iam às compras, iam de perto de sua residencia até o seu objectivo e largavam lá a bike para fazerem o que tinham a fazer sem preocupações. No regresso apanhavam uma bike qualquer e regressavam...
Muitos turistas tb as usavam, passeios familiares, etc...
Espero que seja mesmo um sucesso!

Gonças disse...

Pode crer..uma utilizadora do sistema até já têm um blog "desenhado". http://www.bikeinthecity.com/

Gosto de 2 deles que falam de "desculpas para chegar atrasada ao trabalho": Uma é dizer q a estação do Velib estava cheia, a outra é dizer que a estação está vazia!!

RedTuxer disse...

Já conhecia os trabalhos nesse blogue e ainda ontem coloquei um cartoon dela aqui neste blogue!

E ela é capaz de ter razão, encontrei várias estações completamente cheias de Velibs, e outras completamente vazias!