28 de ago de 2009

Uma imagem vale mil palavras....



Roubado daqui por informação do Rogério leite.

12 de ago de 2009

Ida à Baixa

Na sexta-feira tinha um almoço combinado na Baixa e umas compras, mesmo na Praça da Figueira, e qual seria o melhor meio de transporte para lá chegar e estar à vontade por lá? Já sei que vão pensar que será a bicicleta o melhor meio mas eu até vos digo que é o metro! Mas melhor ainda é conciliar estes dois ecológicos meios de transporte e assim lá fui de duas rodas até ao Campo Pequeno onde estava a minha companhia e fui de metro o resto do percurso. Mas ainda tirei estas duas fotos de dois pormenores da ciclovia no Fonte Nova em Benfica, quando ela passa por baixo da Segunda Circular e a recta que nos leva para a serra do Monsanto.
É uma bela ciclovia que poderia ser mais útil por outros caminhos e bastante contestada pelas mentes retrógradas dos lisboetas que insistem em apenas pensar em estradas e estacionamentos para os seus carros.


Ciclovia de Benfica

Ciclovia de Benfica


Já na viagem de metro que fiz sem a bike ao lado, tenho a dizer que continua rápido como sempre, confortável quanto baste e com as mesmas pragas e viroses de há anos: os pedintes e os aleijados de profissão. O metro até faz parecer o Windows, usamos mas não podemos alterar as paragens nem o percurso, tal como no Windows não podemos alterar o código fonte; temos de levar com aquelas pragas dos pedintes e as viroses dos carteiristas tal como no Windows temos de levar com adware e vírus. Se calhar acham que estou a ser muito insensível aos dramas sociais mas muitos daqueles pedintes e aleijados usam o metro e o acto de pedir como profissão há anos! E conseguem fazer a ideia do que é estar uma tipa a um metro dos vossos ouvidos e a berrar "dê-me uma esmolinha, sou doente e não posso trabalhar"? Temos de estar sempre atentos à nossa volta e ter atenção à nossa carteira!

Bom, lá cheguei, continua a haver muito transito na baixa, carros demais para o meu gosto, nem tantos como gostaria o Pedro Santana Lopes, pouquíssimos como acha o Barbosa do Partido dos Carros, o ACP, mas é assim que Lisboa é. Já na volta e depois de apanhar a burra fui apanhar a radial de Benfica para ver algumas das obras que o António Costa mandou construir e que prevejo serem únicas caso perca as eleições para o Santana Lopes pois parece-me bem mais fácil o PSL mandar construir um túnel para os carros que atravesse Lisboa do que construir 10 metros de ciclovia "numa cidade de colinas". Eis um pormenor duma via aérea para ciclistas e peões mandada construir pelo actual Presidente da Câmara de Lisboa:

Ciclovia na Radial de Benfica

Outro pormenor à saída dessa mesma ponte:

Ciclovia na Radial de Benfica


Há quem insista que tudo isto é um desperdiçar de dinheiros públicos, ciclovias com pouca utilidade, mas continuo a não ver incentivos reais ao uso da bicicleta como meio de transporte alternativo, eficiente e ecológico, nem vejo aparecer uma cultura e educação para o uso da bicicleta em desfavor ao uso do carro como tem sido prática corrente. E temo que o Santana Lopes caso vença as eleições, ainda piore a situação.

E boas pedaladas...