10 de jun de 2009

Dá para acreditar?

Tenho que ir muitas vezes buscar a minha herdeira à escola da Quinta de Marrocos em Benfica e reparo que ao contrário do que acontecia no meu tempo, a maior parte dos estudantes chegam e saem da escola no carro dos seus pais, outros fazem-no de transportes públicos. O resultado são as enormes filas pela manhã e ao fim do dia para a entrega e recolha dos estudantes na zona. Mas o mau é o enorme desrespeito pelos peões ao estacionarem os carros em cima dos poucos passeios da zona, exemplo na foto abaixo:

Estacionamento abusivo


Estava eu parado à espera da miúda naquela esquina mesmo no centro da foto abaixo, e como sei que por vezes deixam lá carros estacionados mesmo nesse sítio em cima do passeio, deixe-me estar para ver se alguém me incomodava. E não é que após uns dez minutos chegou um sujeito num furgão, parou, abriu a janela e disse-me: "não se importa de sair ou chegar-se para lá para eu estacionar aí?". Ainda pensei para comigo que o sujeito devia estar a brincar! Eu, um peão, sair do passeio para o fulano meter lá o carro!! Mas não, ele teve mesmo a lata de me pedir para sair mesmo do passeio para estacionar ali.
- Importo-me sim, o passeio é para os peões e a estrada é para os carros! Vai estacionar lá para o fundo. Disse-lhe eu enquanto apontava para o fundo da rua. Meteu a cabecinha para dentro do veículo e sem mais abrir o bico arrancou la para o fundo onde ainda havia lugares para estacionar.

Junto à Escola Quinta Marrocos

Uma semana depois encontrava-me no mesmo sítio e lá passou ele no seu veículo mas agora já não teve a lata de fazer o mesmo pedido. Como é possível um automobilista pedir para um peão sair do passeio para lá meter o seu carro??
Ainda há poucos dias aconteceu a mesma coisa com a minha cunhada, estando ela a brincar no passeio com a minha sobrinha e acabaram por sair do passeio para se meter dentro do seu carro porque um velhote queria meter nesse mesmo passeio o seu carro e havendo vários lugares ao lado! Claro que mandei vir com ela que nunca o devia ter feito, que devia ter mandado o automobilista dar uma volta ao bilhar grande, mas isto reflecte em muito a cultura e a educação dos portugueses ao volante.

Pessoal, nunca saiam do passeio quando algum automobilista queira meter o carro em cima dele! Façam-lhe frente e digam-lhe que o passeio é vosso e a estrada é que é dos carros! Façam valer os seus direitos! Pelo sim, pelo não, tragam sempre convosco os famosos autocolantes amarelos para os aplicar nas janelas destes maus automobilistas!

Um comentário:

Rogério Leite disse...

RT... tem algum tempo que comento com as pessoas daqui as ínúmeras irregularidades deste tipo que acontecem por aqui. Estacionar descaradamente em cima da calçada é comum quando existe algum negócio, uma padaria, farmácia, etc. Ai chegam realmente ao ponto de expulsar todos os "não-carros" dos locais. Incrível é que estamos aqui tratando muitas vezes com pessoas de baixo nível de escolaridade, que é normalmente aceita como a raiz de tal comportamento. Não imaginei que por ai, com maior nível cultural e intelectual, as pessoas tivessem tão baixa consciencia comunitária. É de espantar!