17 de nov. de 2007

Visita à Amadora e um apelo ao Estado

Dia fresquinho, sem grandes apetites para grandes pedaladas fiquei-me por uma pequena volta. Apeteceu-me ir ao centro da Amadora, indo pela Reboleira e seguindo junto à linha de Sintra por detrás do complexo desportivo da AAA. Num instante estava no centro da Amadora e digo-vos que nunca me foi tão fácil chegar e andar lá! De carro é lento o percurso com muitos sinais luminosos, muito difícil estacionar e ainda pior é circular dentro da Amadora. De bike é uma maravilha sem igual para estar na Amadora!

Estação Amadora

Dei mais umas voltinhas no centro para ver como estava o ambiente pré-natalício e resolvi apontar para Benfica indo pela Elias Garcia. Antes ainda passei no parque da cidade e encontrei outro amante do pedal apreciando o lago e os cisnes:

Jardim na Amadora

Continuei e passei pela vala de esgoto que vinha do Casal São Braz, hoje o Parque Aventura, com tudo arranjadinho e bem agradável de passear.

Parque Aventura

Tão agradável que entrei mesmo por lá. Pouco depois, dois trabalhadores do local chamam-me a atenção de que eu não podia pedalar por ali, pois era proibido. Proibido?? É esta a merda da mentalidade portuguesa que continua a olhar para as bicicletas como algo de horrendo e peçonhento! Exactamente o mesmo que acontece junto à praia no Estoril! Proibido pedalar de bicicleta! Se quisermos pedalar temos de ir para a perigosíssima marginal!
Num local como este onde não se vê quase ninguém, porque raio é proibido pedalar? Respondi que não tinha visto nenhuma indicação da proibição na entrada mas eles afirmaram que ela está em todas as entradas. Fui verificar e eis o que vi:

À entrada do parque Aventura

Onde está a tal proibição?? Eu não a tinha visto, não a via e qualquer um que por ali entrasse, garanto que também não a veria! Quem é que ia olhar para a parte detrás deste "placard" informativo?

Quem olha pra trás??

Ainda gostava de saber quem foi o imbecil que criou isto. Aqui fiquei a saber que as bicicletas estão ao nível dos cães que podem cagar no parque e como tal tem de ser proibidas. O mais engraçado é que dentro do parque tem uma pequena escola de aprendizagem de condução, onde se pode andar de bicicleta para aprender a circular. E é proibida a entrada das bicicletas...

Pista aprendizagem de condução

Segui depois para Benfica pela Elias Garcia e vejo o quão útil podia ser uma pista para bicicletas que viesse do centro da Amadora, passa-se nesta enorme Rua e continuasse pela Estrada de Benfica até Sete Rios. Seria de grande utilidade para quem quisesse ir para os seus empregos, tal como existem faixas BUS e a linha do comboio perto. Ainda ontem foi decidido gastar um valor astronómico para acabarem a CRIL, atravessando as Portas de Benfica, será que não sobra uns míseros cêntimos para fazer uma pista, mesmo reles, neste percurso desde a Amadora até Sete Rios? Será possível que estes dois presidentes de Câmara, o Raposo da Amadora e o Costa de Lisboa não sejam capazes de juntar esforços e fazer algo de útil? Ou só há dinheiro para carros e para tudo o que envolve esses veículos poluentes?
Fico por aqui com o mapa do percurso e com este apelo aos que tem o poder de fazer algo de útil à sociedade.

5 comentários:

Anônimo disse...

Ainda não visitei esse parque, descobri-o por acaso num dia que passei ao lado, de carro. Tinha bom aspecto e ficou na lista para ir "experimentar". Essa proibição é completamente estúpida... Tem assim tanto tráfego pedonal para justificá-la?... E esse sinal... Acho que é perfeitamente legítimo desconsiderá-lo... Se fosse mesmo a sério teriam-no colocado num local... eficaz.

LOBO disse...

É triste, mas é verdade! E outros exemplos como este não devem faltar!
Depois de visitar algumas páginas estrangeiras sobre o uso de bicicletas como meio de transporte alternativo, exemplos de sucesso na Dinamarca, Holanda, Alemanha e ...pasme-se...Bogotá(Colômbia), é que se fica com a real impressão do quanto tacanha é a mentalidade do poder politico e social deste País.
Cabe a este Blog e outros como este fazer despertar as consciências. Continuem no bom caminho!
Um abraço

RH disse...

Sugiro que contactem com o vereador responsável pelos espaços verdes da Amadora.

Gabriel Alexandre Lorena de Oliveira (PS)
Pelouros: Espaços Verdes
gab.ver.goliveira@cm-amadora.pt

Espiga disse...

Fizemos referência a esta notícia no blog Ambientalistas da Amadora

Anônimo disse...

saudações, realmente não tem razão de ser, eu quando passo por este parque é sempre a pedalar:), aconselho uma visita ao Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira,é um casa branca que fica mais ou menos a meio do parque Aventura