26 de abr. de 2008

Algés > Lisboa > Algés

Mas que belo dia que esteve hoje, e por isso eu e o CrimsonTux optámos por dar um passeio pela marginal, começando em Algés e talvez ir até ao Estoril, conforme a vontade que nos dava. Deviam ser cerca das 10 da manhã quando arrancámos com o Sol pelas costas e as praias a chamarem-nos.
Algumas imagens tiradas após a saída de Algés:

Atravessando a ribeira

Saindo de Algés

Como podem constatar não erámos os únicos a aproveitar este belo dia. Nos 24 Km que fizémos hoje, contámos centenas entre os que passeavam ou que treinavam em bicicletas de velocidade na marginal.

Chegando perto de Oeiras, junto ao Saisa percebemos que havia uma "pista" para bicicletas junto à areia, piso com tapete vermelho e com uma boa largura, mas estava proibida para os ciclistas!!!

Concelho anti-ciclistas

Já junto à praia em Paço de Arcos é esta a vista:

Concelho anti-ciclistas 2

Reparem na largura da pista e na largura do passeio. É certo que quem ganha são os peões e eu também aplaudo. Mas do ponto de vista dum ciclista isto é um absurdo total! Há uma pista enorme onde gostaríamos de ter apenas um pouco dela e no entanto os ciclistas com as suas bicicletas são empurrados para o estreito passeio ( que por omissão é reservado aos peões) ou para debaixo dos carros na marginal! Mas o que e que deu na cabeça do Isaltino Morais? Ficou debaixo dalguma bicicleta quando era criança? Algum trauma de infância?? Foi algum ciclista que denunciou aquele caso de dinheiro escondido no banco suiço?

Após passarmos por este local repugnante que tanto odeia os ciclistas, chegámos junto àquela estátua da baleia espetada no chão e ficámos verdes de inveja com esta paisagem:

Praia

Nós cheios de calor e sede, e tanta gente a gozar esta praiazinha... Depois continuámos por um caminho em obras e ainda não proibido aos ciclistas, junto à areia, até Carcavelos. E pouco depois estávamos na Parede onde tirámos estas fotos para a posteridade:

Mar junto à Marginal

Parede

Parede 2

No regresso ainda ficámos a assistir a um jogo treino da seleção nacional de futebol de praia, numa das praias perto de Carcavelos. Fraquinhos, muito fraquinhos... Estão a jogar à Benfica. Mas antes assim que jogar à Porto (ou máfia, same thing).

Futebol Praia

E aqui fica o percurso que fizémos:

Alges - Parede

Para a semana há mais!!



2 comentários:

CrimsonTuxer disse...

Dia de sol, calor e um passeiozinho pela marginal acompanhado de uma brisa ligeira...5 estrelas.

RH disse...

O novo centro comercial Dolce Vita Tejo situado na Amadora terá nove mil lugares de estacionamento subterrâneo distribuídos por quatro pisos. Este será o maior centro comercial da Península Ibérica.

Nove mil lugares de estacionamento são mais um convite a uma utilização excessiva do automóvel nesta zona da Amadora e na Grande Lisboa. Teremos mais poluição atmosférica e mais problemas de saúde. Tudo menos uma Dolce Vita (vida doce).

A poluição atmosférica, gerada pelos veículos motorizados, é uma séria ameaça à saúde dos habitantes de um dado lugar, sendo responsável pela deflagração de inúmeros problemas como alergias, doenças respiratórias, cardiopatias, stress, cancros, entre outros.

Peça ao Dolce Vita para plantar 9 mil árvores (uma por cada lugar de estacionamento automóvel) e instalar parques de estacionamento para bicicletas (no formato U invertido).

e-mail: geral@dolcevita.pt

Por favor envie o seu e-mail com conhecimento (Cc) para ambientalistas_da_amadora@aeiou.pt

http://ambientalistasdaamadora.blogspot.com/