6 de abr. de 2008

Passeio dominical junto ao Tejo

Manhã espectacular com boa temperatura e muito sol, fui até Algés onde dei início a mais uma voltinha mas desta vez acompanhado pelo filho da minha mãe, o CrimsonTuxer. O rapaz andava invejoso das minhas voltinhas, lá se decidiu a arranjar uma mula e começar a descobrir os prazeres a duas rodas e pedais. Foi pensando na falta de calo do selim dele que optámos por um percurso aplanado e cheio de boas vistas. Saímos de Algés e apontámos para o Terreiro do Paço, e tirámos as primeiras fotos junto à Torre de Belém onde encontrámos bastantes ciclistas e outros amantes de desportos ao ar livre, até mesmo o Yoga.

Olhando a paisagem

Ciclistas

Yoga

Como a distância de Algés a Belém é imensa, parámos junto à Fábrica dos pastéis de Belém para nos abastecermos de algumas calorias, e não fomos os únicos! Para além dos grupos de japoneses, espanhóis e outros turistas, eram muitos os ciclistas que faziam o mesmo :)

Fabrica dos Pastéis de Belem

Daí seguimos para Alcantara e depois pela Avenida 24 de Julho onde se constatou da imensa largura da Avenida, mas da qual cerca de 95% estão reservados para os automóveis, e um fino passeio junto aos edificios onde nem sempre cabe uma cadeira de rodas, é que está reservado para os peões. Em alguns pontos do passeio é impossível cruzarem-se duas pessoas, simplesmente incrível! Fica aqui uma foto dum edifício em obras com uma publicidade algo original nessa avenida:

Publicidade na 24 de Julho

Chegámos depois ao Terreiro do Paço e ainda demos um saltinho ao Rossio só para sentir o clima local a essa hora. De volta à Praça do Comércio optámos pelo caminho junto ao Tejo onde ainda tentámos sem sucesso a visita ao navio inglês Liverpool:

Atravessando a ponte



E lá fomos junto ao rio para sentirmos aquele cheirinho marítimo puríssimo tão bem conhecido dos frequentadores do Tejo, atravessámos as docas de Alcantara com o olho nos preços da ementas e regressámos a Algés com alguem a queixar-se que iria durante uns tempos ter algumas dificuldades em sentar-se...

Docas de Alcantara

Um dado interessante que quero partilhar com os leitores, foi a enorme quantidade de ciclistas que encontrei por todo o percurso, até se estorvavam! Espero que isso signifique que a bicicleta veio para ficar!
E para surpresa do CrimsonTuxer, foram quase 22 Km bastante saborosos... À pergunta que lhe fiz do que tinha achado de todo o percurso, das sensações e tudo o mais, do passeio, ele respondeu: "-É pá, porreiro, pá!"

E aqui fica para a nossa singela história o percurso feito:

Circuito de Belem

4 comentários:

CrimsonTuxer disse...

Vamos ver se consigo recuperar até ao próximo fim de semana...

carneiro disse...

"eram muitos os ciclistas que faziam o mesmo :)"

Eu nem passo por lá para não cair na tentação dos pasteis...

RedTuxer disse...

É por isso que mete tanta foto de bons pratos no seu blogue? :)

Cumprimentos

carneiro disse...

aquilo é comida mediterrânica, tradicional, saudável... quase sem calorias...ehehe

Apareça na Tasca do Pereira.