27 de out. de 2007

Guincho - Cascais

Com um belo dia como o de hoje, não podia perder este Sol para pedalar e aproveitar uma das melhores paisagens do País, a da marginal entre Cascais e a Praia do Guincho. Pena foi chegar tarde para dar início a este passeio, pelas 17. Quanto ao percurso, é constituído quase totalmente por uma boa ciclovia, larga, e poucas subidas.

Ciclovia Guincho - Cascais

Lamentável é o facto de, no percurso já dentro de Cascais, na zona da Boca do Inferno, o passeio pedonal que é paralelo à ciclovia está novo e em excelentes condições, os peões recusam-se a andar nele e passeiam-se na ciclovia. Cheguei a ver num pedaço da ciclovia com uns 50 metros, mais de 30 pessoas deambulando nela, alguns com carros de bebé, outros correndo, ciclistas fazendo zigue-zagues entre eles e o passeio pedonal ao lado, completamento vazio de peões!!! Lamentável!

À chegada a Cascais, adorei ver estes prisioneiros dos seus carros, aguardando pacientemente em fila, em pára-arranca, enquanto nós fazíamos o percurso com via verde! Prazer!

Carros parados em bicha, ciclovia livre

Mais umas imagens da chegada a Cascais e o aspecto de um troço da ciclovia junto à Boca do Inferno:

Chegada a Cascais

Ciclovia em Cascais

E no final do trajecto, porque já estava a ficar tarde estragando os meus planos de ir até ao Estoril, umas imagens da marina de Cascais:

Cascais

Marina Cascais

E depois foi o regresso pelo entardecer, chegando ao final do percurso já ao anoitecer. E apesar do fresquinho que íamos apanhando nas ventas, o espectáculo do pôr-do-sol no Atlântico a bombordo foi excelente!

Ciclovia Guincho - Cascais

E aqui fica o percurso de hoje, quase 20 Km no ida e volta. Onde será o próximo?
E amanhã é dia de manifestação junto ao Campo de Tiro no Monsanto, não faltes!



4 comentários:

CrimsonTuxer disse...

os mapas do google estao a começar a ficar pequenos para os vossos passeios :)
Quanto tempo demorou o percurso?

RedTuxer disse...

Começamos pelas 17 e chegámos pelas 19.10. Em Cascais até parámos na Boca do Inferno para comer um geladinho, passeámos calmamente na Marina, passeio de 2 horas...

Frederico disse...

Este género de ciclovias é dos poucos que tem 'algum' sentido... vai ao longo de uma estrada quase sem cruzamentos. Ciclovias dentro da cidade não fazem sentido nenhum exactamente por causa dos cruzamentos.

O problema desta ciclovia é exactamente os cruzamentos:
- Na foto 2 vê-se perfeitamente o problema, enquanto o mini está parado à espera para entrar vem lá uma menina na bina e como é que ela faz? Voa? Ou salta para a estrada para contornar o mini?
Se viesse pela estrada, não teria nenhum problema, pois o mini estaria a vê-la!

E já para não falar do facto de quando o mini chegou muito provavelmente não estaria a olhar para a ciclovia a ver se vinha lá alguém, mas sim para a estrada...

E depois há também o problema da manutenção e do lixo. Quantas vezes é feita a repavimentação da ciclovia? E a estrada?
Quanto à limpeza, os próprios carros a passar fazem a da estrada (não é necessário pagar horas extras aos varredores da câmara) e se a ciclovia for mesmo encostada (como em Telheiras) o lixo vai todo para a maldita ciclovia.

Finalmente, temos o problema da DESEDUCAÇÃO, pois com as ciclovias ali ao lado os senhores motorizados convencem-se que as bicicletas não têm lugar na estrada!

Unknown disse...

Para quem quizer fazer exercicio um pouco mais puxado e menos em ritmo de passeio, pode experimentar iniciar o trajecto na Malveira da Serra até ao Guincho e depois seguir o itenerário assinalado e voltar o que se fará em 1,5h a 2h.